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PORTUGUÊS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2014
2º ANO

COMUNICAÇÃO ORAL:
·        Participar de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado;
·        Planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano;
·         Recontar histórias conhecidas respeitando as características discursivas do texto-fonte e mantendo e mantendo a sequência cronológica dos acontecimentos;
·         Utilizar de forma cada vez mais independente, os indicadores (quantidades, qualidades) que os textos apresentam para fazer antecipações e verificações que possibilite ler o texto mesmo sem saber ler;
·         Localizar e utilizar de forma cada vez mais autônoma as informações escritas na sala de aula;
·         Realizar com ajuda do professor uma comunicação oral sobre um assunto estudado;
·         Recontar histórias conhecidas respeitando as características discursivas do texto e mantendo a sequência cronológica dos acontecimentos;

PRÁTICA DE LEITURA:

·         Apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção crescente as leituras feitas pelo professor;
·         Apreciar as ilustrações dos livros lidos, relacionando-as com algumas passagens da trama e com o titulo da história com ajuda do professor;
·         Reconhecer a escrita do próprio nome, dos nomes de alguns colegas e da professora utilizando informações como as letras iniciais e finais;
·         Reconhecer a escrita de outras palavras, tais como as cantigas trabalhadas, listas, rotina, etc;
·         Reconhecer histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lidas pela professora;
·         Demonstrar disponibilidade para ler, com e/ou sem ajuda, de forma convencional ou não, colocando em ação comportamentos de leitor;
·         Reconhecer que a escrita serve para, entre outras funções, registrar e organizar o dia-a-dia na escola e pode ser uma fonte de informação, entretenimento e prazer;
·         Apreciar expressões próprias da linguagem que escreve;
·         Localizar e utilizar, de forma cada vez mais independente do professor, as informações escritas na sala de aula para resolver dúvidas em relação ao que deseja escrever;
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LINGUA E ÁS PRATICAS DEPRODUÇÃO DE TEXTO
·         Escrever silabicamente, ainda que não utilizando, o valor sonoro convencional das letras;
·         Produzir textos oralmente (dos gêneros trabalhados  no semestre), atentos a algumas características do gênero e da linguagem que se escreve;
·         Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da língua portuguesa, textos como listas, parlendas, cantigas, poemas, entre outros mesmo que ainda não seja convencionalmente;
·         Escrever silabicamente, avançando durante o segundo bimestre e utilizando o valor sonoro convencional das letras, ainda que não seja em todas as situações de escrita;
·         Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva erros ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipossegmentação, hipersegmentação) entre outros;
·         Escrever alfabeticamente textos que conhecem de memória, tais como: parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros;
·         Reescrever ditando para a professora ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho histórias conhecidas considerando as ideias principais do texto fontes e algumas características da linguagem escrita;
·         Produzir textos (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para a professora ou para os colegas e, quando possível de próprio punho;
·         Revisar coletivamente com a ajuda da professora.
·         Participar de reescritas de histórias conhecidas, realizadas coletivamente, e/ou em grupo ou duplas, ditando para o professor ou colegas, quando possível, escrevendo, escrevendo de próprio punho, recuperando os episódios essenciais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita e do registro literário desse mesmo texto;
·         Participar de situações de criação de textos de autoria (como, por exemplo, bilhetes, cartas, textos instrucionais, verbetes de curiosidades) e de complementação de histórias cujo final se desconhece, realizadas de maneira coletiva, em grupos, ou individualmente, ditando para o professor ou colegas ou escrevendo de próprio punho;
·         No processo de reescrita de textos e de produção de textos e de produção de textos de autoria: planejar o que vai escrever considerando o contexto de produção; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para avançar nos aspectos discursivos e textuais;
·         Participar de situações de revisão coletiva de textos – ou realizadas em parceria com colegas – depois de finalizada a primeira versão.

PRIMEIRO BIMESTRE
OBJETIVO
·         Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a análise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Conhecer o alfabeto e suas diversas formas
·         Identificar o alfabeto de “A” a “Z”
·         Reconhecer som inicial e final nas palavras
·         Expressar-se oralmente com clareza
·         Desenvolver atitudes de escrita
CONTEUDOS
·         Função social da escrita
·         Alfabeto fonético
·         Escrita do nome completo
·         Som inicial e final
·         Números de letras nas palavras
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Conversar sobre diversos temas
·         Leitura livre, compartilhada e dirigida.
·         Textos de memória
·         Utilização de alfabeto móvel
·         Cartazes com nomes
·         Confecção de cartazes
·         Projeto ler e escrever parlendas, textos de memória.

SEGUNDO BIMESTRE
OBJETIVO
·         Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avanças suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes usos culturais.
·         Utilizar de cada vez mais de forma independente os indicadores (quantitativos e qualitativos) que os textos apresentam para fazer antecipações e verificações que possibilite ler o texto mesmo que não saiba ler.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Refletir sobre a escrita
·         Demonstrar disponibilidade para ler, convencionalmente ou não, textos parlendas, contos de fadas, literários, etc.
·         Localizar e utilizar as informações escritas na sala de aula, para resolver duvida em relação ao que se deseja escrever.
CONTEUDOS
·         Construção de palavras e frases
·         Direção da escrita e espaçamento entre as palavras
·         Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
·         Reconto de historias conhecidas
·         Bilhetes, cartas e recados.
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Leitura diária da professora, textos literários, jornalísticos, científicos, históricos, etc.
·         Produções de pequenos textos coletivos e duplas
·         Nomeação de objetos através de listas de palavras
·         Substantivo comum e próprio
·         Construção de palavras e frases
·         Ler e escrever, projeto contos de fadas.



TERCEIRO BIMESTRE
OBJETIVO
·         Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar nas necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicar seus direitos e deveres, perante a sociedade que vive.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto  e as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita.
·         Ler por si textos conhecidos como: parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-lingua, rótulos, legenda, listas, placas, quadrinhos, etc.
·         Apreciar textos literários.
CONTEUDOS
·         Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
·         Falar de assuntos já estudados
·         Narrar historias conhecidas
·         Reescrita de textos conhecidos, em grupo, dupla e individual, de listas, parlendas,musicas, bilhetes
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Escrita de palavras e frases
·         Conhecendo outras palavras
·         Escrita e leitura do aluno de listas, canções, poemas, etc.
·         Produção de texto coletivo, dupla e individual.
·         Reescrita de final de conto de fadas
QUARTO BIMESTRE
OBJETIVO
·         Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
OBJETIVO  ESPECIFICO
·         Apreciar textos literários
·         Ouvir com atenção as leituras de textos de divulgação cientifica, buscando ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem escrita.
·         Antecipar o conteúdo de um texto de divulgação cientifica, pelo teme, titulo ou por índices visuais ou ilustrações
·         Apreciar a leitura de historias variada como quadrinhos e as orientações para suas convenções
·         Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor
·         Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, institucionais), ditando para o professor ou colegas.
CONTEUDO
·         Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes
·         Pontuação – ponto final e vírgula
·         Leitura de frases e pequenos textos
·         Produção de textos coletivos, duplas e individual.
·         Gramática contextualizada
·         Interpretação de texto oral e escrito
·         Analise de linguagem: reescrita e revisão de texto
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Analise e reflexão sobre o sistema de escrita
·         Reescrita de textos de  memória e contos de fada
·         Produção de textos de autoria, bilhetes, cartas,
·         Produção de historias em quadrinhos
·         Manuseio e leitura de diversos tipos de textos
·         Confecção de cartazes

MATEMATICA

ESPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2.014

NÚMEROS
·         Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção espera expressarem a ordem numa sequência.
·         Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: Contagem, formas, pares, estimativas e correspondência de agrupamentos;
·         Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre as coleções;
·         Contar em escala ascendente ou descendente de um em um, de dois em dois...;
·         Reconhecer grandezas numéricas, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
·         Produzir escrita numérica identificando regularidades e regras do sistema de numeração decimal;
·         Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração;
·         Contar em escala ascendente e descendente a partir de qualquer numero.
OPERAÇÕES
·         Interpretar e resolver situações problemas, compreendendo significados da adição e da subtração; Ter noção do que é multiplicar e dividir;
·         Construir fatos básicos da adição e da subtração a partir de situações-problemas, para constituição de um repertório a ser utilizado no calculo;
·         Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos, que envolvam adição e subtração.

GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Identificar unidades de tempo e utilização de calendários;
·         Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de uso de instrumentos de medidas conhecidos.
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
·         Coletar e organizar informações, por meio de registros pessoais.
ESPAÇO E FORMA
·         Observar e reconhecer figuras geométricas, identificando algumas de suas características, sabendo identificá-las em seu meio ambiente.

1º BIMESTRE
OBJETIVOS:
·         Reconhecer e interpretar os significados do número em situações cotidianas, explorando situações-problemas que envolvam códigos numéricos (medidas, sequências, e contagens)
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, registros informais e da linguagem matemática.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Identificar a função dos números que aparecem no dia a dia;
·         Conhecer e representar os numerais de 0 a 100;
·         Reconhecer situações envolvendo adição, subtração (problemas orais);
·         Identificar o numero e numeral;
·         Saber adição simples;
·         Constituir o conceito de número e numeral;
·         Identificar número e numeral.
CONTEUDOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·         Reconhecimento e número de uso dos números que aparecem no dia a dia
·         Sequência numérica;
·         Leitura e escrita de números;
·         Antecessor e sucessor;
·         Maior e menor;
·         Número e quantidade;
·         Número e numeral;
·         Crescente e decrescente.
GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Medidas de tempo.
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·         Construção e interpretação de listas, tabelas e gráficos.
METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·         Jogos lúdicos e concretos (dominó, dados, cantigas...);
·         Observar, comparar e compartilhar experiências;
·         Calendário;
·         Completar
·         Representar numeral á quantidade
·         Ditado de números
·         Trabalhar números vizinhos
·         Ordem crescente e decrescente
·         Contagem utilizando diversos materiais e estratégias: lápis, material dourado, etc.
·         Leitura da escrita dos números;
·         Leitura e escrita de números até 100
·         Exercícios no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·         Livro: Projeto E.M.A.I

2º BIMESTRE
OBJETIVOS
·         Discutir diferentes estratégias de resolução para uma mesma situação problema
·         Atuar com perseverança diante das situações e dos desafios, buscando estratégias próprias ou acolhendo opiniões e hipóteses diversas, comparando-as com as suas, para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Identificar antecessor e sucessor
·         Representar unidades e reconhecer dezenas
·         Identificar ordem crescente e decrescente
·         Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, pareamento, a estimativa e a correspondência.
·         Saber adição simples
·         Relacionar subtração a ideias de tirar, diminuir, perder.
·         Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
·         Reconhecer na adição a função de juntar, somar, acrescentar, adicionar.
CONTEUDOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·         Sistema de numeração decimal números até 3 dígitos
·         Adição e subtração: operações envolvendo situações do cotidiano
·         Número e quantidade
·         Número e numeral
·         Crescente e descendente
GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Reconhecimento e uso da unidade padrão como necessidade social
·         Medidas de tempo – calendário dia – mês – ano
·         Medidas de valor
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·         Construção e interpretação de listas, tabelas, e gráficos.
GEOMETRIA
·         Formas geométricas planas
METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·         Projeto de atividades cotidianas
·         Calendários
·         Ordem crescente e decrescente
·         Emprego do material concreto para identificar número e numeral
·         Resolver situações – Problemas de sua realidade
·         Exercícios escritos
·         Juntar e contar
·         Exercícios no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·         Livro: Projeto E.M.A.I
·          
3º BIMESTRE
OBJETIVOS:
·         Reconhecer a composição e decomposição de números naturais
·         Ler informações e dados apresentados em tabelas e gráficos
·         Reconhecer as unidades de tempo (meses, anos, semanas, uso do calendário)
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Construir o conceito de unidade, dezena e centenas.
·         Identificar e reconhecer numerais ordinais
·         Reconhecer dúzia e meia dúzia
·         Identificas números pares e números impares
·         Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,-,=,<,>
·         Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
·         Resolver operações envolvendo dobro e triplo
·         Reconhecer o real como moeda
·         Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-las
·         Construir e representar formas geométricas
CONTEUDOS
NUMEROS E OPERAÇÕES
·         Unidade, dezena e centena.
·         Decomposição de um numeral
·         Números ordinais
·         Situações problemas
·         Números pares e impares
·         Dobro e triplo
·         Fração: Metade
·         Comparação e analise de números
·         Pares e impares
·         Maior e menor
·         Valor posicional, composição e decomposição.
·         Adição e subtração: Operações envolvendo situações do cotidiano
·         Noção de multiplicação e divisão
GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Medidas de comprimento
·         Medidas de tempo – calendário dia – mês – ano
·         Medidas de valor
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·         Descrição e analise de dados
·         Criação de registros pessoais para organização de informações
·         Calendário
GEOMETRIA
·         Formas geométricas planas
·         Formas geométricas sólidas
METODOLOGIA/ESTRATEGIAS DE AÇÃO
·         Formar grupos de 10 em 10
·         Desenvolver conjuntos de dezenas
·         Decomposição de números
·         Cartazes
·         Exercícios no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·         Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos
·         Uso de matérias manipulativas (material dourado, ábaco, palitos, etc.)
·         Pesquisas (coleta e organização de informações )
·         Leitura e analise de diferentes tipos de textos (mapa, gráficos, tabelas e imagens).

4º BIMESTRE
OBJETIVOS
·         Interpretar e produzir escritas numéricas,, levantando hipóteses com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, registros informais e da linguagem matemática
·         Usar o sistema monetário brasileiro, reconhecendo-a como necessidade social.
·         Desenvolver procedimentos de calculo (mental, escrito, exato e aproximado) pela observação de regularidades e propriedades das operações, pela antecipação e verificação dos resultados.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, pareamento, a estimativa e a correspondência.
·         Reconhecer o símbolo da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·         Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,-,=,<,>
·         Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
·         Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
·         Explorar cálculo mental
·         Construir e representar formas geométricas
·         Ler e Interpretar problemas
CONTEUDO
NUMEROS E OPERAÇÕES
·         Valor posicional, composição e decomposição.
·         Adição e subtração: Operações envolvendo situações do cotidiano
·         Noção de multiplicação e divisão
·         Situações problemas envolvendo as quatro operações
GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Medidas de comprimento
·         Medidas de tempo – calendário dia- mês - ano
·         Medidas de valor
·         Medida de massa
·         Identificar: dia tem 24 horas
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·         Ler e interpretar informações representadas por gráficos de colunas
·         Ler e interpretar informações em tabelas simples
·         Descrição e analise de dados
·         Criação de registros pessoais para organização de informações
ESPAÇO E FORMA
·         Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e identificar algumas de suas características
·         Localizar pessoas ou objetos no espaço
METODOLOGIA/ ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Uso de material concreto como relógio, balança, metro e litro.
·         Resolver situações problemas no campo aditivo e multiplicativo
·         Livro Projeto E.M.A.I
·         Livro didático
AVALIAÇÕES DOS CONTEUDOS E ABILIDADES
TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO AVALIADAS DE FORMA CONTÍNUA DIRETA OU INDIRETA COM:

·         Acompanhamento periódico de registros individuais, relatos orais e escritos e dos projetos e atividades desenvolvidos durante o ano.
·         Observação dos avanços do aluno em relação ao ponto de partida,
·         Respeitando as diferenças individuais
·         Auto-avaliação, interesse, assiduidade e trabalhos.
·         Verificação do desenvolvimento do aluno na construção, participação ativa e realização das atividades propostas.

CIÊNCIAS
ESPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2014
·         Reconhecendo os elementos (água, solo, ar e os seres vivos) comuns entre eles.
·         Comunicar a partir de diferentes formas de registros como os elementos se relacionam no ambiente.
·         Reconhecer-se como ser humano e perceber-se como parte integrante da natureza no ambiente
·         Valorizando sua proteção e posicionando-se criticamente em relação á poluição.
·         Reconhecer e valorizar a fauna e flora local, identificando plantas e animais em seu ambiente.
·         Estabelecer relações entre características e comportamento dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida.
·         Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo
·         Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
·         Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis a saúde, em relação à alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita

OBJETIVOS
·         Comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor solo e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente.
·         Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde atitudes e comportamentos favoráveis á saúde em relação a alimentação, higiene ambiental, e asseio corporal (Meio ambiente – preservação)
·         Elaboração de perguntas e suposições acerca das características e das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas.
·         Observação, representação e comparação das condições de higiene dos diferentes espaços habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Desenvolver hábitos de higiene
·         Reconhecer as utilidades das plantas
·         Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água pra viver
·         Diferenciar as estações do ano
·         Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
·         Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
·         Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação.
·         Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
·         Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
·         Possibilitar algumas informações sobre higiene e saúde
·         Identificar as formas de nascimentos dos animais
·         Reconhecer que os animais são importantes para os homens, identificando o que eles nos oferecem.
·         Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
·         Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
·         Discutir a preservação dos animais em extinção
·         Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
CONTEÚDO
MEIO AMBIENTE
·         Seres vivos
·         Características dos seres vivos
·         Preservação do meio ambiente
·         Diferentes ambientes
·         Localiza-se no espaço e tempo
·         Estações do ano
·         Lixo
·         Água
SER HUMANO E SAÚDE
·         Corpo humano
·         Higiene e saúde
·         Higiene pessoal
·         Os sentidos
·         Bulling
RECURSOS TECNOLOGICOS
·         Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
·         Produtos industriais e artesanais
·         Processos de transformações
METODOLOGIA / ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·         Orientar aos alunos a  importância da escovação diária
·         Recorte e colagem
·         Confecção de cartaz
·         Calendário
·         Observação da mudança do tempo
·         Folhas mimeografadas, impressas, livro didático.
·         Pesquisas
·         Textos informativos
·         Estudo de textos
·         Debates e roda de conversa
GEOGRAFIA
ESPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2014
·         Compreender a utilização dos lugares e os itinerários no entorno da escola, da moradia e o bairro em que vive.
·         Reconhecer o sentido de pertencimento do lugar onde vive
·         Reconhecer as mudanças que ocorrem na paisagem ao longo do tempo em diferentes momentos (espaço e tempo)
·         Identificar as formas de utilização dos meios de transporte, alimentação e vestuário do passado e do presente.
·         Tempo atmosférico no dia a dia e ao longo do ano
·         Identificar as formas de utilização da água relacionando com o consumo consciente
OBJETIVOS
·         Conhecer a importância do espaço a partir das interpretações entre a sociedade e os processos as natureza em suas relações, de modo a compreender o papel das sociedades na construção e produção de paisagens
·         Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interações como o ambiente
·         Conhecer e utilizar métodos de pesquisa da Geografia e adquirir as primeiras noções das especialidades por meio da alfabetização cartográfica
·         Reconhecer  mudanças e permanências na paisagem através de estudo dos fatos culturais que a produziram em diferentes tempos e contextos sociais
·         Fazer leitura de imagens, dados e documentos de diferentes fontes de informação sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens.
·         Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento do fortalecimento da democracia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Reconhecer o nome do bairro e sua história
·         Identificar a rua onde a criança mora
·         Identificar o caminho da escola
·         Distinguir seu endereço
·         Observar alguns pontos de referencia no seu bairro
·         Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
·         Meios de transporte
·         Placas e sinais de transito: semáforo, faixa de pedestre e automóvel.
·         Reconhecer a importância do seu endereço
·         Orientar sobre os cuidados de atravessar a rua
·         Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
·         Localizar sua rua no bairro
·         Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
·         Reconhecer os meios de comunicação
·         Identificar a utilidade dos meios de comunicação
·         Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
·         Saber localizar-se e locomover-se obedecendo às regras construídas socialmente
·         Preservação do meio ambiente, flora e fauna.
CONTEUDO
·         Bairro e sua história
·         A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
·         Modificação da paisagem
·         Recursos naturais
·         Matéria prima
·         Meios de transporte
·         Tempo e estações do ano
·         O endereço
·         O que tem no bairro
·         Etnias
·         Meios de comunicação
·         Atividades predominantes na comunidade
·         Transito
METODOLOGIA / ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·         Roda de conversa sobre os caminhos realizados pelos alunos para chegarem até a escola p, considerando meios de locomoção, o trajeto realizado e as possíveis formas de representar esse espaço.
·         Mapeamento do entorno da escola com a descrição do trajeto percorrido diariamente pelos alunos, por meio de mapas, croquis, esboços com a finalidade de identificar os pontos de referencia.
·         Produção coletiva de textos como: curiosidades, ficha técnica, você sabia que? Em que sejam retratadas as mudanças de paisagem do bairro.



HISTÓRIA
ESPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2014
·         Conhecer e diferenciar os diversos instrumentos de contagem de tempo usados por diferentes sociedades ao longo da história
·         Localizar temporariamente acontecimentos históricos em localidades próximas
·         Elaborar e utilizar o calendário em suas atividades cotidianas
·         Consultar o calendário para se localizar, informar-se e refletir sobre a passagem de tempo.
·         Compreender a existência de diferentes formas de marcar o tempo
·         Conhecer fatos do passado da comunidade por meio de pesquisa e trabalhos com fontes, documentos históricos de acervos familiares.
·         Identificar as fontes: tema (relativo a trabalho, lazer, vida familiar, etc.), autoria, data ou período a que se refere.
·         Identificar fatos históricos, por meio de textos e imagens relativas à história local.
·         Relatar oralmente ou por escrito fatos sociais relativos à história da comunidade, organizando-os cronologicamente.
OBJETIVOS
·         Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outro tempo e espaços
·         Conhecer e respeitar o modo de vida e de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas;
·         Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e  no espaço
·         Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções.
·         Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Saber quem é e como é importante ( A criança)
·         Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
·         Conhecer-se como ser que faz história
·         Valorizar seu dia a dia, seus gostos, bem como seus deveres e diretos.
·         Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
·         Identificar os tipos de casa e o tipo de material utilizado para sua construção
·         Conhecer os cômodos de uma casa e suas funções
·         Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
·         Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade como um bem comum
·         Proporcionar ao aluno conhecimento da sua história como forma de resgatar a sua identidade
·         Identificar os vários tipos de profissão
·         Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.


CONTEUDOS
·         Conhecer melhor a si mesmo (eu , família e sociedade)
·         História do nome
·         História da vida da criança
·         Dia a dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira
·         Família- tipos de família
·         Datas comemorativas
·         Direitos e deveres da criança
·         Tipos de casa
·         Os matérias de construção para uma casa
·         Os cômodos da casa
·         Primeiros moradores
·         A comunidade de hoje (ambiente transformado por meio de trabalho)
·         Instituições ( Igreja, centro comunitário, campos de futebol, postos de saúde, etc)
·         Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
·         A escola
·         História do nome da escola
·         Função dos funcionários da escola
·         Profissão: Dos pais e de outras pessoas
·         Consciência fiscal
·         Patrimônios públicos
·         Hinos nacionais



METODOLOGIA / ESTRATEGIA DE AÇÃO
·         Uso do calendário para marcar as atividades cotidianas da sala de aula e da comunidade
·         Roda de conversa para levantar os acontecimentos que acontece na comunidade, a exemplo disso as festas tradicionais, as datas comemorativas e eventos diversos, levando-os a refletir sobre a sequencia temporal na qual estão relacionadas essas comemorações
·         Leitura colaborativa de textos de gêneros variados: Texto de divulgações cientifica para crianças, literários, relatos jornalísticos, relatos de memórias, diários, registros de depoimentos orais relativos ao passado da localidade, destacando os marcadores temporais presentes no texto, antes, depois, ao mesmo tempo.
·         Entrevistas com pessoas que retratem acontecimentos significativos da comunidade. É importante, que se pesquisem com antecedência, quais pessoas que possam ser referencia para relatar esses acontecimentos, alem de planejar toda a contextualização da atividade, bem como as perguntas que serão feitas aos entrevistados.
·         Entrevista
·         Produção de frases, textos e desenhos.
·         Confecção de arvore genealógica
·         Confecção de cartazes, colagens e recortes.
·         Desenhar planta da sua casa e nomear cômodos
·         Atividades do livro didático
·         Pesquisas, leituras, desenhos, recortes.
·         Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas, etc.
·         Exercícios diversificados
·         Passeios culturais
·         Ambiente da escola

AVALIAÇÃO DOS CONTEUDOS E HABILIDADES DETODAS AS DISCIPLINAS PARA 2.014
Todas as disciplinas serão avaliadas de forma continua diária, direta ou indireta com:
·         Acompanhamento periódico através de registros individuais, relatos orais e escritos, projetos desenvolvidos no decorrer do ano e sondagens de leitura e escrita;
·         Observação dos avanços dos alunos em relação ao ponto de partida, respeitando as diferenças individuais;
·          Auto-avaliação, interesse, assiduidade e trabalhos em pequenos grupos, duplas e individual;

·         Verificação do desenvolvimento do aluno na construção critica do espaço onde vive, na participação ativa e realização das atividades proposta. 

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