PORTUGUÊS
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PARA 2014
2º ANO
COMUNICAÇÃO ORAL:
·
Participar
de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas
sobre o tema tratado;
·
Planejar
sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do
cotidiano;
·
Recontar
histórias conhecidas respeitando as características discursivas do texto-fonte
e mantendo e mantendo a sequência cronológica dos acontecimentos;
·
Utilizar
de forma cada vez mais independente, os indicadores (quantidades, qualidades)
que os textos apresentam para fazer antecipações e verificações que possibilite
ler o texto mesmo sem saber ler;
·
Localizar
e utilizar de forma cada vez mais autônoma as informações escritas na sala de
aula;
·
Realizar
com ajuda do professor uma comunicação oral sobre um assunto estudado;
·
Recontar
histórias conhecidas respeitando as características discursivas do texto e
mantendo a sequência cronológica dos acontecimentos;
PRÁTICA DE LEITURA:
·
Apreciar
o momento das histórias, acompanhando com atenção crescente as leituras feitas
pelo professor;
·
Apreciar
as ilustrações dos livros lidos, relacionando-as com algumas passagens da trama
e com o titulo da história com ajuda do professor;
·
Reconhecer
a escrita do próprio nome, dos nomes de alguns colegas e da professora
utilizando informações como as letras iniciais e finais;
·
Reconhecer
a escrita de outras palavras, tais como as cantigas trabalhadas, listas,
rotina, etc;
·
Reconhecer
histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto
lidas pela professora;
·
Demonstrar
disponibilidade para ler, com e/ou sem ajuda, de forma convencional ou não,
colocando em ação comportamentos de leitor;
·
Reconhecer
que a escrita serve para, entre outras funções, registrar e organizar o
dia-a-dia na escola e pode ser uma fonte de informação, entretenimento e
prazer;
·
Apreciar
expressões próprias da linguagem que escreve;
·
Localizar
e utilizar, de forma cada vez mais independente do professor, as informações
escritas na sala de aula para resolver dúvidas em relação ao que deseja
escrever;
ANÁLISE E REFLEXÃO
SOBRE A LINGUA E ÁS PRATICAS DEPRODUÇÃO DE TEXTO
·
Escrever
silabicamente, ainda que não utilizando, o valor sonoro convencional das
letras;
·
Produzir
textos oralmente (dos gêneros trabalhados
no semestre), atentos a algumas características do gênero e da linguagem
que se escreve;
·
Escrever
observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da língua
portuguesa, textos como listas, parlendas, cantigas, poemas, entre outros mesmo
que ainda não seja convencionalmente;
·
Escrever
silabicamente, avançando durante o segundo bimestre e utilizando o valor sonoro
convencional das letras, ainda que não seja em todas as situações de escrita;
·
Compreender
o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva erros
ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipossegmentação,
hipersegmentação) entre outros;
·
Escrever
alfabeticamente textos que conhecem de memória, tais como: parlendas, advinhas,
poemas, canções, trava-línguas, entre outros;
·
Reescrever
ditando para a professora ou para os colegas e, quando possível, de próprio
punho histórias conhecidas considerando as ideias principais do texto fontes e
algumas características da linguagem escrita;
·
Produzir
textos (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para a professora ou para os
colegas e, quando possível de próprio punho;
·
Revisar
coletivamente com a ajuda da professora.
·
Participar
de reescritas de histórias conhecidas, realizadas coletivamente, e/ou em grupo
ou duplas, ditando para o professor ou colegas, quando possível, escrevendo,
escrevendo de próprio punho, recuperando os episódios essenciais do texto fonte
e algumas características da linguagem escrita e do registro literário desse
mesmo texto;
·
Participar
de situações de criação de textos de autoria (como, por exemplo, bilhetes,
cartas, textos instrucionais, verbetes de curiosidades) e de complementação de
histórias cujo final se desconhece, realizadas de maneira coletiva, em grupos,
ou individualmente, ditando para o professor ou colegas ou escrevendo de
próprio punho;
·
No
processo de reescrita de textos e de produção de textos e de produção de textos
de autoria: planejar o que vai escrever considerando o contexto de produção;
reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto
para avançar nos aspectos discursivos e textuais;
·
Participar
de situações de revisão coletiva de textos – ou realizadas em parceria com
colegas – depois de finalizada a primeira versão.
PRIMEIRO BIMESTRE
OBJETIVO
·
Desenvolver
a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas
ampliando a compreensão, a interpretação e a análise dos diversos textos
existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a
leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Conhecer
o alfabeto e suas diversas formas
·
Identificar
o alfabeto de “A” a “Z”
·
Reconhecer
som inicial e final nas palavras
·
Expressar-se
oralmente com clareza
·
Desenvolver
atitudes de escrita
CONTEUDOS
·
Função
social da escrita
·
Alfabeto
fonético
·
Escrita
do nome completo
·
Som
inicial e final
·
Números
de letras nas palavras
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Conversar
sobre diversos temas
·
Leitura
livre, compartilhada e dirigida.
·
Textos
de memória
·
Utilização
de alfabeto móvel
·
Cartazes
com nomes
·
Confecção
de cartazes
·
Projeto
ler e escrever parlendas, textos de memória.
SEGUNDO BIMESTRE
OBJETIVO
·
Desenvolver
a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avanças
suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade
social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral
quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes usos
culturais.
·
Utilizar
de cada vez mais de forma independente os indicadores (quantitativos e
qualitativos) que os textos apresentam para fazer antecipações e verificações
que possibilite ler o texto mesmo que não saiba ler.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Refletir
sobre a escrita
·
Demonstrar
disponibilidade para ler, convencionalmente ou não, textos parlendas, contos de
fadas, literários, etc.
·
Localizar
e utilizar as informações escritas na sala de aula, para resolver duvida em
relação ao que se deseja escrever.
CONTEUDOS
·
Construção
de palavras e frases
·
Direção
da escrita e espaçamento entre as palavras
·
Leitura
de palavras, frases e pequenos textos.
·
Reconto
de historias conhecidas
·
Bilhetes,
cartas e recados.
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Leitura
diária da professora, textos literários, jornalísticos, científicos,
históricos, etc.
·
Produções
de pequenos textos coletivos e duplas
·
Nomeação
de objetos através de listas de palavras
·
Substantivo
comum e próprio
·
Construção
de palavras e frases
·
Ler
e escrever, projeto contos de fadas.
TERCEIRO BIMESTRE
OBJETIVO
·
Compreender
os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar nas necessidades sociais,
psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicar seus
direitos e deveres, perante a sociedade que vive.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Ler
com ajuda do professor, diferentes gêneros, apoiando-se em conhecimentos sobre
o tema do texto e as características de
seu portador, do gênero e do sistema de escrita.
·
Ler
por si textos conhecidos como: parlendas, advinhas, poemas, canções,
trava-lingua, rótulos, legenda, listas, placas, quadrinhos, etc.
·
Apreciar
textos literários.
CONTEUDOS
·
Leitura
de palavras, frases e pequenos textos.
·
Falar
de assuntos já estudados
·
Narrar
historias conhecidas
·
Reescrita
de textos conhecidos, em grupo, dupla e individual, de listas,
parlendas,musicas, bilhetes
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Escrita
de palavras e frases
·
Conhecendo
outras palavras
·
Escrita
e leitura do aluno de listas, canções, poemas, etc.
·
Produção
de texto coletivo, dupla e individual.
·
Reescrita
de final de conto de fadas
QUARTO BIMESTRE
OBJETIVO
·
Saber
relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos
referenciais do programa escolar,
que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
OBJETIVO ESPECIFICO
·
Apreciar
textos literários
·
Ouvir
com atenção as leituras de textos de divulgação cientifica, buscando ampliar
seus conhecimentos sobre a linguagem escrita.
·
Antecipar
o conteúdo de um texto de divulgação cientifica, pelo teme, titulo ou por
índices visuais ou ilustrações
·
Apreciar
a leitura de historias variada como quadrinhos e as orientações para suas
convenções
·
Revisar
textos coletivamente com a ajuda do professor
·
Produzir
textos de autoria (bilhetes, cartas, institucionais), ditando para o professor
ou colegas.
CONTEUDO
·
Uso
da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes
·
Pontuação
– ponto final e vírgula
·
Leitura
de frases e pequenos textos
·
Produção
de textos coletivos, duplas e individual.
·
Gramática
contextualizada
·
Interpretação
de texto oral e escrito
·
Analise
de linguagem: reescrita e revisão de
texto
METODOLOGIA/ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Analise
e reflexão sobre o sistema de escrita
·
Reescrita
de textos de memória e contos de fada
·
Produção
de textos de autoria, bilhetes, cartas,
·
Produção
de historias em quadrinhos
·
Manuseio
e leitura de diversos tipos de textos
·
Confecção
de cartazes
MATEMATICA
ESPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 2.014
NÚMEROS
·
Utilizar
números para expressar quantidades de elementos de uma coleção espera expressarem
a ordem numa sequência.
·
Utilizar
diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: Contagem,
formas, pares, estimativas e correspondência de agrupamentos;
·
Organizar
agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre as coleções;
·
Contar
em escala ascendente ou descendente de um em um, de dois em dois...;
·
Reconhecer
grandezas numéricas, pela identificação da quantidade de algarismos e da
posição ocupada por eles na escrita numérica;
·
Produzir
escrita numérica identificando regularidades e regras do sistema de numeração
decimal;
·
Ler,
escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do
sistema de numeração;
·
Contar
em escala ascendente e descendente a partir de qualquer numero.
OPERAÇÕES
·
Interpretar
e resolver situações problemas, compreendendo significados da adição e da
subtração; Ter noção do que é multiplicar e dividir;
·
Construir
fatos básicos da adição e da subtração a partir de situações-problemas, para
constituição de um repertório a ser utilizado no calculo;
·
Utilizar
a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos, que
envolvam adição e subtração.
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Identificar
unidades de tempo e utilização de calendários;
·
Comparar
grandezas de mesma natureza, por meio de uso de instrumentos de medidas conhecidos.
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
·
Coletar
e organizar informações, por meio de registros pessoais.
ESPAÇO E FORMA
·
Observar
e reconhecer figuras geométricas, identificando algumas de suas
características, sabendo identificá-las em seu meio ambiente.
1º BIMESTRE
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
e interpretar os significados do número em situações cotidianas, explorando
situações-problemas que envolvam códigos numéricos (medidas, sequências, e
contagens)
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses com base na observação de
regularidades, utilizando-se da linguagem oral, registros informais e da
linguagem matemática.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Identificar
a função dos números que aparecem no dia a dia;
·
Conhecer
e representar os numerais de 0 a 100;
·
Reconhecer
situações envolvendo adição, subtração (problemas orais);
·
Identificar
o numero e numeral;
·
Saber
adição simples;
·
Constituir
o conceito de número e numeral;
·
Identificar
número e numeral.
CONTEUDOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·
Reconhecimento
e número de uso dos números que aparecem no dia a dia
·
Sequência
numérica;
·
Leitura
e escrita de números;
·
Antecessor
e sucessor;
·
Maior
e menor;
·
Número
e quantidade;
·
Número
e numeral;
·
Crescente
e decrescente.
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Medidas
de tempo.
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·
Construção
e interpretação de listas, tabelas e gráficos.
METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·
Jogos
lúdicos e concretos (dominó, dados, cantigas...);
·
Observar,
comparar e compartilhar experiências;
·
Calendário;
·
Completar
·
Representar
numeral á quantidade
·
Ditado
de números
·
Trabalhar
números vizinhos
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Contagem
utilizando diversos materiais e estratégias: lápis, material dourado, etc.
·
Leitura
da escrita dos números;
·
Leitura
e escrita de números até 100
·
Exercícios
no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·
Livro:
Projeto E.M.A.I
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
·
Discutir
diferentes estratégias de resolução
para uma mesma situação problema
·
Atuar
com perseverança diante das situações e dos desafios, buscando estratégias
próprias ou acolhendo opiniões e hipóteses diversas, comparando-as com as suas,
para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Identificar
antecessor e sucessor
·
Representar
unidades e reconhecer dezenas
·
Identificar
ordem crescente e decrescente
·
Resolver
situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como
contagem, pareamento, a estimativa e a correspondência.
·
Saber
adição simples
·
Relacionar
subtração a ideias de tirar, diminuir, perder.
·
Reconhecer
ordem crescente e decrescente de números
·
Reconhecer
na adição a função de juntar, somar, acrescentar, adicionar.
CONTEUDOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES
·
Sistema
de numeração decimal números até 3 dígitos
·
Adição
e subtração: operações envolvendo situações do cotidiano
·
Número
e quantidade
·
Número
e numeral
·
Crescente
e descendente
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Reconhecimento
e uso da unidade padrão como necessidade social
·
Medidas
de tempo – calendário dia – mês – ano
·
Medidas
de valor
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·
Construção
e interpretação de listas, tabelas, e gráficos.
GEOMETRIA
·
Formas
geométricas planas
METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·
Projeto
de atividades cotidianas
·
Calendários
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Emprego
do material concreto para identificar número e numeral
·
Resolver
situações – Problemas de sua realidade
·
Exercícios
escritos
·
Juntar
e contar
·
Exercícios
no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·
Livro:
Projeto E.M.A.I
·
3º BIMESTRE
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
a composição e decomposição de números naturais
·
Ler
informações e dados apresentados em tabelas e gráficos
·
Reconhecer
as unidades de tempo (meses, anos, semanas, uso do calendário)
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Construir
o conceito de unidade, dezena e centenas.
·
Identificar
e reconhecer numerais ordinais
·
Reconhecer
dúzia e meia dúzia
·
Identificas
números pares e números impares
·
Reconhecer
e utilizar corretamente os símbolos +,-,=,<,>
·
Deduzir
que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
·
Resolver
operações envolvendo dobro e triplo
·
Reconhecer
o real como moeda
·
Observar
formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-las
·
Construir
e representar formas geométricas
CONTEUDOS
NUMEROS E OPERAÇÕES
·
Unidade,
dezena e centena.
·
Decomposição
de um numeral
·
Números
ordinais
·
Situações
problemas
·
Números
pares e impares
·
Dobro
e triplo
·
Fração:
Metade
·
Comparação
e analise de números
·
Pares
e impares
·
Maior
e menor
·
Valor
posicional, composição e decomposição.
·
Adição
e subtração: Operações envolvendo situações do cotidiano
·
Noção
de multiplicação e divisão
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Medidas
de comprimento
·
Medidas
de tempo – calendário dia – mês – ano
·
Medidas
de valor
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·
Descrição
e analise de dados
·
Criação
de registros pessoais para organização de informações
·
Calendário
GEOMETRIA
·
Formas
geométricas planas
·
Formas
geométricas sólidas
METODOLOGIA/ESTRATEGIAS DE AÇÃO
·
Formar
grupos de 10 em 10
·
Desenvolver
conjuntos de dezenas
·
Decomposição
de números
·
Cartazes
·
Exercícios
no caderno, livro didático, quadros e folhas.
·
Pesar
e medir objetos e ate mesmo os alunos
·
Uso
de matérias manipulativas (material dourado, ábaco, palitos, etc.)
·
Pesquisas
(coleta e organização de informações )
·
Leitura
e analise de diferentes tipos de textos (mapa, gráficos, tabelas e imagens).
4º BIMESTRE
OBJETIVOS
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas,, levantando hipóteses com base na observação de
regularidades, utilizando-se da linguagem oral, registros informais e da
linguagem matemática
·
Usar
o sistema monetário brasileiro, reconhecendo-a como necessidade social.
·
Desenvolver
procedimentos de calculo (mental, escrito, exato e aproximado) pela observação
de regularidades e propriedades das operações, pela antecipação e verificação
dos resultados.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Resolver
situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem,
pareamento, a estimativa e a correspondência.
·
Reconhecer
o símbolo da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·
Reconhecer
e utilizar corretamente os símbolos +,-,=,<,>
·
Resolver
situações problemas envolvendo as quatro operações
·
Identificar
os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
·
Explorar
cálculo mental
·
Construir
e representar formas geométricas
·
Ler
e Interpretar problemas
CONTEUDO
NUMEROS E OPERAÇÕES
·
Valor
posicional, composição e decomposição.
·
Adição
e subtração: Operações envolvendo situações do cotidiano
·
Noção
de multiplicação e divisão
·
Situações
problemas envolvendo as quatro operações
GRANDEZAS E MEDIDAS
·
Medidas
de comprimento
·
Medidas
de tempo – calendário dia- mês - ano
·
Medidas
de valor
·
Medida
de massa
·
Identificar:
dia tem 24 horas
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
·
Ler
e interpretar informações representadas por gráficos de colunas
·
Ler
e interpretar informações em tabelas simples
·
Descrição
e analise de dados
·
Criação
de registros pessoais para organização de informações
ESPAÇO E FORMA
·
Observar
e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos
naturais e nos objetos criados pelo homem e identificar algumas de suas
características
·
Localizar
pessoas ou objetos no espaço
METODOLOGIA/ ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Uso
de material concreto como relógio, balança, metro e litro.
·
Resolver
situações problemas no campo aditivo e multiplicativo
·
Livro
Projeto E.M.A.I
·
Livro
didático
AVALIAÇÕES DOS CONTEUDOS E ABILIDADES
TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO AVALIADAS DE FORMA CONTÍNUA DIRETA
OU INDIRETA COM:
·
Acompanhamento
periódico de registros individuais, relatos orais e escritos e dos projetos e
atividades desenvolvidos durante o ano.
·
Observação
dos avanços do aluno em relação ao ponto de partida,
·
Respeitando
as diferenças individuais
·
Auto-avaliação,
interesse, assiduidade e trabalhos.
·
Verificação
do desenvolvimento do aluno na construção, participação ativa e realização das
atividades propostas.
CIÊNCIAS
ESPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PARA 2014
·
Reconhecendo
os elementos (água, solo, ar e os seres vivos) comuns entre eles.
·
Comunicar
a partir de diferentes formas de registros como os elementos se relacionam no
ambiente.
·
Reconhecer-se
como ser humano e perceber-se como parte integrante da natureza no ambiente
·
Valorizando
sua proteção e posicionando-se criticamente em relação á poluição.
·
Reconhecer
e valorizar a fauna e flora local, identificando plantas e animais em seu
ambiente.
·
Estabelecer
relações entre características e comportamento dos seres vivos e condições do
ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida.
·
Formular
perguntas e suposições sobre o assunto em estudo
·
Perceber,
apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas
de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e
cultural.
·
Valorizar
atitudes e comportamentos favoráveis a saúde, em relação à alimentação e a
higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio
corpo e com os espaços que habita
OBJETIVOS
·
Comparação
de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características
comuns e diferentes para verificar que todos os ambientes apresentam seres
vivos, água, luz, calor solo e outros componentes e fatos que se apresentam de
modo distinto em cada ambiente.
·
Conhecimento
de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde atitudes e
comportamentos favoráveis á saúde em relação a alimentação, higiene ambiental,
e asseio corporal (Meio ambiente – preservação)
·
Elaboração
de perguntas e suposições acerca das características e das diferentes fases da
vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em
cada uma delas.
·
Observação,
representação e comparação das condições de higiene dos diferentes espaços
habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Desenvolver
hábitos de higiene
·
Reconhecer
as utilidades das plantas
·
Reconhecer
que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água pra viver
·
Diferenciar
as estações do ano
·
Identificar
as partes do corpo humano e algumas de suas funções
·
Identificar
os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
·
Reconhecer
a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação.
·
Perceber
que os alimentos têm sabores diferentes
·
Incentivar
bons hábitos alimentares e higiene bucal
·
Possibilitar
algumas informações sobre higiene e saúde
·
Identificar
as formas de nascimentos dos animais
·
Reconhecer
que os animais são importantes para os homens, identificando o que eles nos oferecem.
·
Diferenciar
animais domésticos de animais selvagens
·
Identificar
animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
·
Discutir
a preservação dos animais em extinção
·
Prevenir
sobre o risco de certos tipos de acidentes
CONTEÚDO
MEIO AMBIENTE
·
Seres
vivos
·
Características
dos seres vivos
·
Preservação
do meio ambiente
·
Diferentes
ambientes
·
Localiza-se
no espaço e tempo
·
Estações
do ano
·
Lixo
·
Água
SER HUMANO E SAÚDE
·
Corpo
humano
·
Higiene
e saúde
·
Higiene
pessoal
·
Os
sentidos
·
Bulling
RECURSOS TECNOLOGICOS
·
Matéria
prima – animal, vegetal e mineral.
·
Produtos
industriais e artesanais
·
Processos
de transformações
METODOLOGIA / ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·
Orientar
aos alunos a importância da escovação
diária
·
Recorte
e colagem
·
Confecção
de cartaz
·
Calendário
·
Observação
da mudança do tempo
·
Folhas
mimeografadas, impressas, livro didático.
·
Pesquisas
·
Textos
informativos
·
Estudo
de textos
·
Debates
e roda de conversa
GEOGRAFIA
ESPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PARA 2014
·
Compreender
a utilização dos lugares e os itinerários no entorno da escola, da moradia e o
bairro em que vive.
·
Reconhecer
o sentido de pertencimento do lugar onde vive
·
Reconhecer
as mudanças que ocorrem na paisagem ao longo do tempo em diferentes momentos
(espaço e tempo)
·
Identificar
as formas de utilização dos meios de transporte, alimentação e vestuário do
passado e do presente.
·
Tempo
atmosférico no dia a dia e ao longo do ano
·
Identificar
as formas de utilização da água relacionando com o consumo consciente
OBJETIVOS
·
Conhecer
a importância do espaço a partir das interpretações entre a sociedade e os
processos as natureza em suas relações, de modo a compreender o papel das
sociedades na construção e produção de paisagens
·
Identificar
o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interações como o
ambiente
·
Conhecer
e utilizar métodos de pesquisa da Geografia e adquirir as primeiras noções das
especialidades por meio da alfabetização cartográfica
·
Reconhecer mudanças e permanências na paisagem através
de estudo dos fatos culturais que a produziram em diferentes tempos e contextos
sociais
·
Fazer
leitura de imagens, dados e documentos de diferentes fontes de informação sobre
o espaço geográfico e as diferentes paisagens.
·
Valorizar
o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um
direito dos povos e indivíduos e como um elemento do fortalecimento da
democracia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Reconhecer
o nome do bairro e sua história
·
Identificar
a rua onde a criança mora
·
Identificar
o caminho da escola
·
Distinguir
seu endereço
·
Observar
alguns pontos de referencia no seu bairro
·
Conhecer
o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
·
Meios
de transporte
·
Placas
e sinais de transito: semáforo, faixa de pedestre e automóvel.
·
Reconhecer
a importância do seu endereço
·
Orientar
sobre os cuidados de atravessar a rua
·
Reconhecer
a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
·
Localizar
sua rua no bairro
·
Conhecer
a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
·
Reconhecer
os meios de comunicação
·
Identificar
a utilidade dos meios de comunicação
·
Identificar
as atividades econômicas predominantes da comunidade
·
Saber
localizar-se e locomover-se obedecendo às regras construídas socialmente
·
Preservação
do meio ambiente, flora e fauna.
CONTEUDO
·
Bairro
e sua história
·
A
rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
·
Modificação
da paisagem
·
Recursos
naturais
·
Matéria
prima
·
Meios
de transporte
·
Tempo
e estações do ano
·
O
endereço
·
O
que tem no bairro
·
Etnias
·
Meios
de comunicação
·
Atividades
predominantes na comunidade
·
Transito
METODOLOGIA / ESTRATÉGIA DE AÇÃO
·
Roda
de conversa sobre os caminhos realizados pelos alunos para chegarem até a
escola p, considerando meios de locomoção, o trajeto realizado e as possíveis
formas de representar esse espaço.
·
Mapeamento
do entorno da escola com a descrição do trajeto percorrido diariamente pelos
alunos, por meio de mapas, croquis, esboços com a finalidade de identificar os
pontos de referencia.
·
Produção
coletiva de textos como: curiosidades, ficha técnica, você sabia que? Em que
sejam retratadas as mudanças de paisagem do bairro.
HISTÓRIA
ESPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PARA 2014
·
Conhecer
e diferenciar os diversos instrumentos de contagem de tempo usados por
diferentes sociedades ao longo da história
·
Localizar
temporariamente acontecimentos históricos em localidades próximas
·
Elaborar
e utilizar o calendário em suas atividades cotidianas
·
Consultar
o calendário para se localizar, informar-se e refletir sobre a passagem de tempo.
·
Compreender
a existência de diferentes formas de marcar o tempo
·
Conhecer
fatos do passado da comunidade por meio de pesquisa e trabalhos com fontes,
documentos históricos de acervos familiares.
·
Identificar
as fontes: tema (relativo a trabalho, lazer, vida familiar, etc.), autoria,
data ou período a que se refere.
·
Identificar
fatos históricos, por meio de textos e imagens relativas à história local.
·
Relatar
oralmente ou por escrito fatos sociais relativos à história da comunidade,
organizando-os cronologicamente.
OBJETIVOS
·
Identificar
o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outro tempo e
espaços
·
Conhecer
e respeitar o modo de vida e de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e
espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,
reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas;
·
Reconhecer
mudanças e permanências nas vivencias humanas, presentes na sua realidade e em
outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço
·
Questionar
sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre
algumas de suas possíveis soluções.
·
Valorizar
o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um
direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Saber
quem é e como é importante ( A criança)
·
Reconhecer
a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
·
Conhecer-se
como ser que faz história
·
Valorizar
seu dia a dia, seus gostos, bem como seus deveres e diretos.
·
Compreender
o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de
família
·
Identificar
os tipos de casa e o tipo de material utilizado para sua construção
·
Conhecer
os cômodos de uma casa e suas funções
·
Levar
a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
·
Fazer
com que a criança respeite as instituições da comunidade como um bem comum
·
Proporcionar
ao aluno conhecimento da sua história como forma de resgatar a sua identidade
·
Identificar
os vários tipos de profissão
·
Reconhecer
seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
CONTEUDOS
·
Conhecer
melhor a si mesmo (eu , família e sociedade)
·
História
do nome
·
História
da vida da criança
·
Dia
a dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira
·
Família-
tipos de família
·
Datas
comemorativas
·
Direitos
e deveres da criança
·
Tipos
de casa
·
Os
matérias de construção para uma casa
·
Os
cômodos da casa
·
Primeiros
moradores
·
A
comunidade de hoje (ambiente transformado por meio de trabalho)
·
Instituições
( Igreja, centro comunitário, campos de futebol, postos de saúde, etc)
·
Diferentes
grupos religiosos que há na sociedade
·
A
escola
·
História
do nome da escola
·
Função
dos funcionários da escola
·
Profissão:
Dos pais e de outras pessoas
·
Consciência
fiscal
·
Patrimônios
públicos
·
Hinos
nacionais
METODOLOGIA / ESTRATEGIA DE AÇÃO
·
Uso
do calendário para marcar as atividades cotidianas da sala de aula e da
comunidade
·
Roda
de conversa para levantar os acontecimentos que acontece na comunidade, a
exemplo disso as festas tradicionais, as datas comemorativas e eventos
diversos, levando-os a refletir sobre a sequencia temporal na qual estão
relacionadas essas comemorações
·
Leitura
colaborativa de textos de gêneros variados: Texto de divulgações cientifica
para crianças, literários, relatos jornalísticos, relatos de memórias, diários,
registros de depoimentos orais relativos ao passado da localidade, destacando
os marcadores temporais presentes no texto, antes, depois, ao mesmo tempo.
·
Entrevistas
com pessoas que retratem acontecimentos significativos da comunidade. É
importante, que se pesquisem com antecedência, quais pessoas que possam ser
referencia para relatar esses acontecimentos, alem de planejar toda a
contextualização da atividade, bem como as perguntas que serão feitas aos
entrevistados.
·
Entrevista
·
Produção
de frases, textos e desenhos.
·
Confecção
de arvore genealógica
·
Confecção
de cartazes, colagens e recortes.
·
Desenhar
planta da sua casa e nomear cômodos
·
Atividades
do livro didático
·
Pesquisas,
leituras, desenhos, recortes.
·
Atividades
xerocadas, mimeografadas, impressas, etc.
·
Exercícios
diversificados
·
Passeios
culturais
·
Ambiente
da escola
AVALIAÇÃO DOS CONTEUDOS E HABILIDADES
DETODAS AS DISCIPLINAS PARA 2.014
Todas as disciplinas serão avaliadas de forma continua
diária, direta ou indireta com:
·
Acompanhamento
periódico através de registros individuais, relatos orais e escritos, projetos
desenvolvidos no decorrer do ano e sondagens de leitura e escrita;
·
Observação
dos avanços dos alunos em relação ao ponto de partida, respeitando as
diferenças individuais;
·
Auto-avaliação, interesse, assiduidade e
trabalhos em pequenos grupos, duplas e individual;
·
Verificação
do desenvolvimento do aluno na construção critica do espaço onde vive, na participação
ativa e realização das atividades proposta.