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A entrada na escola é um momento difícil para a criança e para os pais. Por isso, é fundamental que o professor saiba criar um ambiente no qual os novos alunos sintam-se protegidos e os pais, confiantes.

Momento de separação
Já foi o tempo em que as dificuldades enfrentadas pelas crianças nos primeiros dias de aula eram consideradas um mal necessário. Hoje, coordenadores e professores preocupam-se em minimizar os "traumas" causados na criança por essa primeira separação da família. “A escola é um ambiente novo, repleto de pessoas desconhecidas. Por isso, o esforço do professor deve se dar no sentido de mostrar para a criança – e para os pais – que aquele é um ambiente seguro, onde ele pode se sentir à vontade. É um processo lento, que deve acontecer naturalmente, segundo o ritmo de cada criança”.

Conhecimento prévio
O primeiro passo para planejar as atividades das primeiras semanas de aula é conhecer minimamente os alunos. Para isso, são importantes conversas prévias com os pais. "É interessante que o professor saiba quais são as preferências de cada criança. Do que cada uma gosta e do que não gosta, características da personalidade, se convive habitualmente com outras crianças etc.", e durante as aulas, vale a sensibilidade do educador/professor: atento ao comportamento dos alunos, o professor deve tentar interpretar os sentimentos e sensações das crianças, que nem sempre conseguem expressar o que estão sentindo. "Às vezes elas mordem, noutras choram... Mas na verdade querem dizer algo. Ou que não querem a presença de outra criança, ou que sentem falta da mãe. O professor deve tentar ajudar a criança a expressar o que sente. Nessas primeiras semanas, ele deve abrir um canal de comunicação, perguntando sobre seus sentimentos e desejos", mesmo que as respostas não sejam satisfatórias. Ler as fichas individuais de cada criança do grupo é importantíssimo para se ter informações sobre a criança e sua vida familiar.

Respeitar a individualidade
Nas classes de Educação Infantil – especialmente entre as crianças menores, até 4 anos –, a principal preocupação do professor deve ser com o acolhimento individual dos alunos. "Não deve existir uma preocupação em integrar a criança ao grupo. Isso acontece naturalmente, conforme ela se sente mais segura e protegida no novo ambiente. O foco de atenção deve estar no indivíduo, nas necessidades de cada criança”.Nessa idade, as crianças são egocêntricas. Não brincam em grandes grupos, mas sozinhas, aos pares ou em trios. Isso deve ser levado em conta pelo professor no momento de planejar as atividades.

ALGUMAS SUGESTÔES
Partindo do conhecimento prévio que tem de cada criança, o professor pode organizar várias atividades para as primeiras semanas de aula. Veja algumas sugestões:


§ Excursão pela escola – Apresente o novo ambiente e as pessoas que nele trabalham. Explique para as crianças a função de cada lugar e a quem recorrer em caso de necessidade.
§ Atividades culinárias – Proponha que as crianças façam a própria sobremesa. Alguns pratos são simples e rápidos de serem feitos, como saladas de fruta (traga as frutas já cortadas; as crianças ficam encarregadas de misturar os ingredientes e amassar algumas frutas mais moles, como bananas ou mamões), gelatina ou milkshake.

§ Cantinho dos brinquedos – Apresente o cantinho dos brinquedos e ofereça às crianças brinquedos diversos, e observe que cada uma tem um gosto diferente.

§ Roda de histórias – Leia histórias em voz alta, especialmente contos de fadas. Por meio das histórias, as crianças conseguem identificar seus sentimentos e frustrações com maior facilidade.

§ Sucatas – as crianças adoram brincar com tampas e pote garrafas plásticas com grãos dentro para emitir sons, etc.

§ Montar circuito – com cordas, bambolês, túneis (centopéias), etc.

§ Brincadeiras com bexigas e musicas – trabalhando cores e movimentos.

§ Compartimentos do esquema corporal:

Auto-imagem
Orientação espaço-temporal
Coordenação óculo-segmentar
Direcionalidade Mira ocular


JOGOS E BRINCADEIRAS
aspectos trabalhados: esquema e imagem corporal, percepção auditiva, estruturação espaço-temporal, atenção e concentração

TRILHA DO MOVIMENTO

Materiais: quadrados do tamanho de uma folha de A4, que podem ser feitos de E.V.A., papel Kraft, papel sulfite etc. Se preferir, poderá desenhar os quadrados no chão com giz ou usar bambolês.Desenvolvimento: as crianças devem ficar e uma ao lado da outra formando uma grande fileira. Coloque os quadrados na frente de cada criança (a quantidade dependerá do espaço disponível para a atividade). A cada rodada, escolha um aluno para iniciar o jogo.

Parte 01·
Fale uma parte do corpo e uma criança por vez eram que fazer um movimento com ela. Mostre um ou dois exemplos para que entendam o jogo. Quem acertar avança uma casa, quem errar ou não fizer nenhum movimento permanece no lugar. Quem chegar primeiro na última casa de sua trilha, ganha o jogo.Atenção: não vale realizar movimentos que já foram feitos pelos colegas.


Exemplos:
Joelho: entrar no quadrado ajoelhado, pular batendo as mãos no joelho etc.Mãos: entrar no quadrado batendo as mãos no chão, coçar a cabeça, dar tchau etc.Cabeça: balançar a cabeça, encostar a cabeça no quadrado, rodar a cabeça para um lado e para o outro etc.Braços: rodar o braço, flexionar e alongar, fingir que está lavando roupa etc.Boca: as crianças inventam sons.




Parte 02Fale ações e peça para que as crianças digam qual parte do corpo é usada para executá-la. Quem souber, levanta a mão e responde. Se acertar avança uma casa.


Exemplos: · Comer: boca· Correr: pernas· Tocar piano: mãos/dedos· Chutar uma bola: pés

JOGO DAS ADIVINHAÇÕES

Forme uma roda com as crianças e faça perguntas sobre as partes corporais. Quem souber a resposta levanta a mão. Alguns exemplos:

1. O que é, o que é, que fica entre a testa e o nariz?R. Os olhos
2. O que é o que é, que une a cabeça ao tronco?R. O pescoço
3. O que é o que é, que quando caminhamos, um vai na frente do outro?R. o Pé
4. Com ela podemos escrever, cumprimentar, segurar um objeto etc.R. a mão
5. Parte do corpo que rima com o animal que é símbolo da Páscoa.R. o joelho

ESQUEMA CORPORAL E ORIENTAÇÃO ESPACIAL

· Sugerir que os alunos toquem o próprio corpo, para que sintam a presença dos ossos e músculos, identifiquem e nomeiem as partes que o compõem (cabeça, ombro, braços, pernas).· Explore também atividades de posicionamento no espaço.
Os alunos se colocam em determinada posição, conforme a ordem recebida: braços para cima, cabeça para o lado direito, perna esquerda para trás etc.
· Promova jogos de imitação, pantomimas e outras atividades de expressão corporal em que um dos alunos representa brincadeiras e profissões para que os outros imitem (jogar bola, peteca, andar de bicicleta).


CORDA

· Esticar uma corda em linha reta no chão e solicitar as crianças que a percorram em toda sua extensão e sem tocá-la, obedecendo aos seguintes comandos: caminhar com um pé em cada lado da corda; andar como cachorrinho, com o pé e a mão esquerda de um lado da corda; com o pé e a mão direita do outro lado da corda; pular alternadamente de um lado para outro da corda.

DEITADO

· Deitar-se e levantar-se sem a ajuda das mãos.
· Deitar-se. Abrir os braços para o lado, levantar e abaixar as pernas em movimentos alternados, imitando bicicleta.
· Deitar-se e rastejar como cobra.
· Deitar-se e rolar várias vezes.
· Deitar-se, esticar bem os braços e pernas e relaxar. Fazer o exercício várias vezes.

FLEXÃO
· Ficar em pé com as mãos na cintura. Flexionar várias vezes as pernas, ficando de cócoras e levantando-se em seguida.
· Ficar em pé com as mãos para cima. Flexionar-se várias vezes, tentando alcançar a ponta dos pés com as mãos, sem dobrar os joelhos.


PARA CANTAR REALIZANDO OS MOVIMENTOS DESCRITOS

· Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, braços e cabeça
Cabeça, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão, ouvidos, olhos, boca e nariz
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão




Desenvolvimento Em formação de círculo, as crianças cantarão e irão apontando com as mãos as diversas partes do corpo mencionadas pela letra. Nas repetições pode-se apressar gradativamente, o ritmo da melodia



Incluir outras partes: umbigo, ombro, tornozelo, nuca, sobrancelha, pescoço etc.

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