1.IDENTIFICAÇÃO: SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TOTAL DE ALUNOS: 25
Marilda V.P.
2.TEMA: A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.
3.SUBTEMAS:
Família;
Escola;
Criança;
JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
§ Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
§ Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
§ Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
§ Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
§ Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
§ Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
DESENVOLVIMENTO:
§ Conversação;
§ Filmes;
§ Cantigas de roda;
§ Histórias;
§ Músicas;
§ Contos;
§ Passeio na casa dos alunos;
§ Promover jogos;
§ Piquenique;
§ Conversação sobre a família;
§ Origem do nome;
§ Álbum do nome;
§ Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
§ Trazer fotografias da família;
§ Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
§ Ajudante do dia;
§ Corpo humano;
§ Cuidado com as coisas alheias.
Metodologia:
§ Adaptar filmes sobre a família;
§ Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
§ Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
§ Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão…;
§ Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada alunam, partindo do ajudante do dia;
§ Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
CONTEÚDOS:
§ Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
§ Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas;
§ História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
§ Ciências; higiene e corpo humano;
§ Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
§ Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
§ Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
§ Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
§ Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa…, quantidade de letras etc);
§ Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
AVALIAÇÃO
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.